AdobeStock_224013547-min-2024x1349

A ARTE DE RESSIGNIFICAR

Quando nos acontece algo ruim, tomamos posse de alguns sentimentos, raiva, angustia, medo ou até mesmo a repressão do ato, ou seja, se eu não penso no que houve, logo não sinto, esse mecanismo de defesa pode funcionar por algum tempo.

Mas é possível desconstruir todo paradigma de costume, para um novo olhar do mesmo fato, e atribuir novo significado a algo que um dia te machucou, e isso traz benefícios para sua saúde mental.

Esse movimento de mudança, ressignifica não só os conteúdos que causaram dor, mas modifica sua realidade de vida, o olhar de um ângulo diferente da sentido, de dentro para fora, de maneira libertadora e criativa.

Arrisco em dizer que essa ideia só ocorre quando algo foi ruim, pois, não pensamos em ressignificar coisas boas, e talvez seja por isso que damos ênfase a situações desconfortantes, essas permanecem em nossas mentes com mais facilidade, não é mesmo?

É extremamente difícil se despedir dos hábitos destrutivos e saber ressignificar seus conteúdos é um processo, que envolve um comportamento importante, a atitude, que nos força a sair da zona de conforto, para atribuir condutas que nos leva ao novo pensar, desenvolvendo postura assertiva em busca de solução.

A pessoa que ressignifica contagia as demais, pois é a oportunidade de viver de maneira leve e funcional, envolve todas as áreas de sua vida, com coerência aos seus valores e sentimentos. Dessa forma, a consultoria Capaz sugere que você tome posse dessa habilidade que está dentro de você, mas precisa ser estimulada, que tal começar agora a ressignificar esse conteúdo que te incomoda? Lembre-se tenha atitude!

Comments are closed.