Se você procurar a palavra resiliência no dicionário irá encontrar, que esta é a […] Capacidade de quem se adapta às intempéries, às alterações ou aos infortúnios. […] Tendência natural para se recuperar ou superar com facilidade os problemas que aparecem. Sendo mais especifica, resiliência é a capacidade de descobrir bons motivos para prosseguir mesmo diante das dificuldades.
No filme “A Procura da felicidade” o personagem principal Chris Gardner interpretado pelo ator Will Smith, é um homem que luta para prosperar diante das mais diversas dificuldades da vida, não deixando que tais situações lhe abatam e apaguem sua visão positiva da vida. Nesta complexa jornada em busca de uma vida melhor, Chris expressa o real sentido da resiliência, ensinando e repassando ao seu filho pequeno valores fundamentais, como perseverança, confiança e inteligência emocional.
Diante das dificuldades do dia a dia, quantas vezes você pensou em desistir, ou mesmo que suas forças para lutar não seriam suficientes? Quantos dias você foi dormir pensando que não aguentaria mais? E ao enfrentar os obstáculos, percebeu que conseguiria seguir em frente, deixando a dificuldade inicial no passado? É diante de tais situações que expressamos a resiliência.
Ela é a força, o empurrão que nos impulsiona a tentar novamente, a iniciar nossa rota por um novo caminho, a acreditar que o outro dia será melhor, que coisas boas estão por vir. A resiliência se apresenta em momentos de extrema necessidade e nos faz extrair e conduzir as situações com um comportamento positivo de aprendizagem.
Em nosso cotidiano, esta capacidade de “resistir” as dificuldades é uma virtude indispensável, para o enfrentamento dos desafios da vida. O indivíduo que possui resiliência aprende a aceitar e ressignificar de forma incondicional à realidade, por mais difícil que ela seja, sem fantasiar ou se apoiar em situações ilusórias de que tudo irá se resolver magicamente.
A pessoa resiliente consegue valorizar todos os aspectos da vida, sendo eles bons ou ruins, entende, respeita e aprende com cada um deles, carrega consigo a capacidade extraordinária de ser flexível e adaptável as diversas condições impostas. Pessoas com esse perfil, enfrentam a vida com firmeza, se permitindo viver as experiencias e retirar destas o supra sumo da aprendizagem.
Saber reconhecer as dificuldades, pontos fortes e fracos da nossa personalidade, faz com que a jornada seja mais proveitosa e de maior aprendizado. Seja resiliente, seja feliz.