Cheerful young African American businesswoman. Portrait of confident female boss smiling at camera while standing with multiethnic colleagues, selective focus. Leadership concept

QUALIDADE DE VIDA E AUTOESTIMA

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade de vida pode ser definida como a forma com que o indivíduo se percebe e se insere na vida, seu contexto cultural, suas expectativas, objetivos, preocupações e padrões de comportamento perante a sociedade, sendo assim, a qualidade de vida é uma representação social, que se consolida nos padrões que relacionam-se com as satisfações, necessidades básicas, bem estar e felicidade de cada um de nós.

Tomando como ponto de partida o fato da qualidade de vida se expressar através da forma como percebemos e interpretamos nossas necessidades de satisfações, podemos ressaltar que um dos critérios fundamentais para que tenhamos uma interação saudável com o mundo, é a autoestima, devendo ser estruturada e fortalecida. Mas afinal, o que é autoestima?

A autoestima é uma forma do indivíduo se auto avaliar e julgar seus comportamentos perante a sociedade, podendo ser uma expressão de aprovação ou desaprovação. Este conceito está diretamente relacionado com a forma a qual cada ser humano elege suas metas de vida, aceita suas qualidades/limitações, consegue expressar seus desejos e expectativas perante a sociedade, sendo assim a autoestima mostra-se como ponto fundamental para determinar o quanto nós nos consideramos importantes, valorosos e a forma como interagimos com nosso meio social.

Ressaltando o trabalho como uma das estruturas sociais usadas pelo indivíduo para expressar o seu valor, de uma forma inevitável e natural também pode ser considerada como pilar para que se determine uma boa ou má qualidade de vida. Mas e quando tal funcionário se apresenta sem motivação, apresentando cada vez mais uma baixa em sua produtividade e com sua autoestima em declínio?

Com o mercado cada vez mais competitivo e exigente, movido pelos avanços tecnológicos, não é difícil de encontrar profissionais que estejam passando por momentos de crise em suas carreiras, crise esta que pode ser motivada pela falta de confiança em seu potencial e pela grande competitividade do mercado de trabalho.

Por este motivo torna-se importante que o trabalhador se perceba como sendo a verdadeira potência e ponto focal para executar todos os seus anseios, pois na medida em que esse sujeito se esforça para continuar suportando situações em que ele não consegue se adaptar, pode-se observar o começo de um estresse que futuramente poderá ocasionar riscos importantes para sua saúde física e emocional. Faz-se necessário e indispensável que seja entendido pelo indivíduo, pela sociedade e empresas a importância que a autoestima tem para nossa adequada atuação no mercado de trabalho, assim como a relevância de um feedback positivo para os profissionais, podendo estes fatores colaborarem no estabelecimento de uma satisfatória autoestima e consequente melhoria em nossa qualidade de vida.

BIBLIOGRAFIA:

Alves, E. F. (2011). Programas e ações em qualidade de vida no trabalho. INTERFACEHS – Revista de Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, 6(1), 60-78. https://nbn-resolving.org/urn:nbn:de:0168-ssoar-341359

Andrade, E.R; Sousa, E. R; Manayo, M. C. S. Intervenção visando a auto-estima e qualidade de vida dos policiais civis do Rio de Janeiro Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Carelli, Escola Nacional de Saúde Pública, Fiocruz. https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232009000100034&script=sci_arttext&tlng=pt

Ministério da Saúde. Qualidade de Vida em 5 Passos. 2013. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/260_qualidade_de_vida.html

Sebben, L. S. Avaliação Psicossocial: psicologia aplicada à segurança no trabalho. Editora Vetor.

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