Portrait of modern bearded businessman looking away with red teary eyes, stressed and tired against black background, covering his mouth with hands

A IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES SEREM TRATADAS NA EMPRESA

Minhas emoções interferem no clima organizacional? E na Produtividade?

As qualidades das relações interpessoais intervêm no clima organizacional e nos resultados da empresa?

Existem expectativas por parte do trabalhador para que a empresa supra suas necessidades e interesses. Se estou feliz ou consigo obter o que é importante para mim, atuo de uma forma; quando estou triste ou entendo que não conseguirei atingir meus objetivos reajo de outra maneira. Há uma conexão entre a emoção e a razão que irá definir o comportamento e as relações interpessoais no trabalho.

Apesar de utilizarmos a razão para avaliarmos nosso ambiente e definirmos nossas ações, são as emoções que norteiam a forma de como iremos interagir com o meio.

Quando nos deparamos com situações adversas e avaliamos como injustas, baseadas nos nossos valores e na nossa história, podemos reagir de forma negativa e impactar nossas relações. Principalmente se este julgamento difere de outras pessoas.

A impaciência, a irritação, o isolamento e a dificuldade para perceber e administrar nossas emoções influenciam nossas análises e nossa conduta.

Por outro lado, as mudanças e adaptações forçadas, como por exemplo as inovações tecnológicas e as junções de empresas, exigem do trabalhador, flexibilidade e aceitação, que por muitas vezes alteram seu humor e sua autoestima.

Através do afeto, dos vínculos fortalecidos é que os colaboradores poderão receber a ajuda que necessitam para se adaptarem a essas transformações.

A empatia e a prestatividade são traços de personalidade fundamentais neste processo, onde há uma diversidade de características individuais que precisam ser respeitadas.

O bem-estar no trabalho decorre do clima organizacional que será definido pelos colaboradores da empresa, que por sua vez necessitarão gerenciar suas emoções, para que este convívio se faça de maneira equilibrada e harmoniosa, visando o bem comum.

BIBLIOGRAFIA:

Emoções e Afetos no Trabalho –https://psicologado.com.br/atuacao/psicologia-organizacional/emocoes-e-afetos-no-trabalho

Bem-Estar no Trabalho: um Estudo sobre suas Relações com Clima Social, Coping e Variáveis Demográficas –http://www.scielo.br/pdf/rac/v16n2/v16n2a06.pdf

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