Two colleagues at a factory

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO

É de conhecimento de todos que o trabalho tem uma grande importância na rotina do ser humano, através deste podemos realizar nossos objetivos e ambições de vida, nos fazendo sentir que somos valorosos e úteis perante a sociedade. Devido a tamanha importância que o trabalho ocupa em nossas vidas, passamos grande parte dela realizando atividades laborais. Por este motivo torna-se importante que tenhamos boa interação com este ambiente, e com tudo que o envolve, de uma maneira que nos permita desenvolver nossas potencialidades de uma forma produtiva, para nossa saúde física e emocional.

A psicologia postula que para ser mantida tal saúde é necessário que tenhamos a oportunidade de desenvolver nossa inteligência emocional como ponto prioritário na interação com o labor. Mas afinal o que é inteligência emocional? Inteligência emocional é a capacidade que o indivíduo tem de compreender e administrar suas emoções, assim como aprender a gerenciar seus próprios sentimentos e entender o jeito de ser das pessoas que convivem, ou seja, ter empatia, tendo sempre como objetivo vivencias positivas em todas as áreas de sua vida.

Saber gerir as próprias emoções é muito importante para qualquer profissional, pois assim este saberá o que realmente está sentindo, será capaz de entender o significado de cada emoção e como elas podem afetar o seu desempenho e também o dos outros. Além disso, o desenvolvimento da inteligência emocional facilitará a percepção, do comportamento de cada pessoa com as quais ele trabalha e também com as quais se relaciona de uma maneira geral.

[…]”a inteligência emocional se refere a uma forma mais sofisticada de “pensar e decidir” fazendo uso do conhecimento que cada um tem de suas emoções, ou seja, é a emoção a serviço da razão”. (SEBBEN, Lucia Simões. 2018)

Ter controle sobre o fluxo das emoções e a capacidade de refrear impulsos é uma qualidade essencial para conseguir ser bem-sucedido e ter um bom relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho, tornando o ambiente propício para o desenvolvimento das atividades com excelência e para o crescimento de todos de uma forma geral. É através dela que um profissional tem a oportunidade de conquistar o sucesso com mais facilidade e consistência.

Referência Bibliográfica:

Sebben, L. S. Avaliação Psicossocial: psicologia aplicada à segurança no trabalho. Editora Vetor, 2018.

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